20/10/2009

Você é o chefe!

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Gostaria de ser chefe antes dos trinta anos?
Veja o caminho das pedras á seguir.

Entender o que é ser chefe

Chegar ao alto escalão implica que o seu trabalho passa a ser, também, garantir que outras pessoas trabalhem bem e de maneira produtiva. No entanto, muitos jovens executivos têm dificuldade em delegar certas funções que, no cargo anterior, eram suas. Imagine, por exemplo, um chef de cozinha que, em vez de centrar forças na coordenação de seus cozinheiros, teima em cuidar do corte dos ingredientes e em ficar o tempo todo com a barriga no fogão. “O gestor inexperiente tende a refazer o trabalho do subordinado em vez de treiná-lo”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) Villela da Matta. “Isso até pode resolver um problema imediato, mas cria outro muito maior a longo prazo. O pior líder é o que, em vez de liderar, tenta fazer tudo.”

Chefiar colegas

Você virou a gestora dos seus colegas e, entre eles, há amigos seus. Como estabelecer os limites entre a relação pessoal e profissional? “O melhor é deixar claro, logo de cara, que amigos, amigos, negócios à parte”, aconselha o advogado Luiz Augusto Paiva, da Sociedade Latino-Americana de Coaching. Não pega bem exibir a amizade para o grupo, oferecendo carona em voz alta para o amigo ou ficando grudada nele. Dar tratamento diferenciado nas questões de trabalho, então, nem pensar. “Desse jeito vão achar que você tem um preferido. E isso gera ciúme e conflitos coletivos.”

Liderar diferentes perfis

Um mesmo time pode reunir pessoas com personalidades muito diversas – e às vezes é necessário ser um tipo de chefe para cada uma delas. Na prática, isso significa descobrir o maior talento de cada funcionário e a maneira de fazê-lo dar o melhor de si. Há profissionais que gostam de receber instruções detalhadas e de prestar contas sobre cada passo dado, por exemplo, e outros que trabalham melhor se tiverem liberdade. E como decifrar quem é quem? Um diagnóstico apurado, claro, vem com o tempo e a convivência. Mas, ao assumir a nova posição, a líder pode marcar entrevistas individuais com seus subordinados e conversar com quem os conhece bem. “Depois, vale promover um encontro do grupo e, nessa ocasião, apontar, em público, as qualidades de cada membro”, aconselha Marisa Silva, consultora de carreiras da Career Center. “Isso vai fazer com que o time se sinta valorizado.”

Esquecer O feedback

No livro O Princípio de Peter (Ed. Campus), de Laurence J. Peter e Raymond Hull, os autores apontam como “nível de incompetência” de um chefe a falta de feedback, ou seja, do retorno aos funcionários sobre a atuação deles. Isso acontece porque gestores de primeira viagem não estão acostumados a ser responsáveis pelo trabalho de outras pessoas.Segundo a psicóloga Ana Valéria Gounaris, que tem mais de 25 anos de experiência em gestão empresarial, não adianta só cobrar resultados ou elogiar. “O mais importante é avaliar como as conquistas foram obtidas e o que pode melhorar.” Ela aconselha realizar reuniões mensais de acompanhamento. “Dizer ‘Quando precisar de ajuda, me chama’ é errado. Um bom chefe mantém anotações sobre cada funcionário e as atualiza com frequência.”

Fonte: Revista Gloss

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