28/10/2009

Obesidade: uma emoção á mais no corpo!

english mobile
Operaçăo de Guerra
Fazer as pazes com o corpo é uma operaçăo de GUERRA. Quando andamos na rua ou vamos a algum evento e observamos as pessoas percebemos que a maioria delas se relaciona com seus corpos de uma maneira equivocada. Tanto a maneira de se vestir como de se movimentar, parece que o corpo é tratado como um serviçal, um hospedeiro do cérebro pensante e superior, que cria todos os problemas, que envelhece sem autorizaçăo, que tem necessidades o tempo todo, que năo acompanha o pique da cabeça, que adoece só para nos punir e acumula gordura porque é incompetente, lerdo e năo nos obedece.

Corpo Imaginário
Parece que para essas pessoas cuidar do corpo é uma tarefa a mais que as sobrecarrega, que precisa de atençăo, cuidados constantes e que como adulto esse corpo já deveria ter aprendido a se virar sozinho, obedecendo seu dono sem causar tantos problemas. Um exemplo disso é como as pessoas escolhem o que văo vestir monitoradas pela moda. Ŕs vezes tenho a sensaçăo de que aquela pessoa vestiu um outro corpo, pois a roupa que escolheu ou está inadequada, considerando as proporçőes do corpo, ou năo coincide com o que ela passa como pessoa. Neste momento estamos diante de um comportamento muito comum na adolescęncia, onde o jovem veste o corpo imaginário, aquele que só existe dentro da cabeça dele, e sai andando bem feliz.

O Maior Fofoqueiro
Estamos diante, entăo, do maior "fofoqueiro" da história. O corpo conta para todos o que somos, como agimos, reflete todos os nossos problemas e angústias e se nos tratamos com respeito ou năo.
No caso da obesidade, fica claro como a relaçăo que o indivíduo tem com ele mesmo sofreu um grave comprometimento. É como um rompimento. O corpo deixa de representar aquela pessoa integralmente e passa a representar as mazelas, os maus tratos, o abandono, o descrédito, que para ser representado pelo corpo já aconteceu há muito tempo na relaçăo que desenvolvemos com nós mesmos.
O corpo denuncia nossa história, nosso passado e presente e quanto acreditamos no futuro. Rompendo com ele ou o abandonando a própria sorte, estamos comprometendo grande parte do que somos e esse prejuízo nos torna frágeis e vulneráveis. Essa fragilidade acontece graças ao comprometimento da auto-estima, que acaba vulnerabilizando todas as nossas relaçőes interpessoais, nossos objetivos, nossas conquistas e nossa atuaçăo.

Um Corpo Saudável
Quando o corpo acumula gordura, mostra que já acumulamos muitas frustraçőes, que já abandonamos há muito tempo alguns desejos importantes, sonhos que nos alimentaram e que, ŕs vezes, năo nos lembramos mais. O corpo năo faz isso para nos punir, mas para lembrar o que a cabeça faz questăo de NĂO esquecer. Um corpo saudável e proporcional reflete năo só uma boa auto-estima, como também uma coeręncia emocional profunda que adquirimos quando aprendemos a respeitar nossos limites, perdemos nossos medos e nos lançamos nas conquistas de nossos objetivos.
Agradar aos outros o tempo todo ou năo conseguir impor-se custa muito caro ŕs pessoas e năo garante afeto ou consideraçăo de ninguém. O amor e a amizade năo podem estar calcados em concessőes intermináveis, que acabam por descaracterizar as relaçőes verdadeiras.
As relaçőes verdadeiras respeitam necessidades, convivem com os defeitos, valorizam qualidades e năo sufocam as prioridades.

Trégua para Negociaçăo
A obesidade, em qualquer momento da vida, denuncia uma total falta de respeito do indivíduo com ele mesmo. Esse desrespeito năo fica claro para a maioria das pessoas e muitas vezes somente com a ajuda de psicoterapeuta o indivíduo consegue entender essa relaçăo de causa e efeito.
Precisamos de uma trégua para negociar com nossas necessidades e desejos, reavaliar as prioridades, refazer nossos sonhos e lutar por eles. Escrever uma outra história para a nossa vida pode parecer uma das tarefas mais difíceis a ser feita, mas difícil já deve estar a sua vida se este texto lhe serviu.
Entăo, aceite a sugestăo ou, pelo menos, pense um pouco mais, quem sabe alguma coisa năo começa a acontecer.

Fonte: Revista Sul Beleza

Um comentário:

Lista Telefonica disse...

nossa...nem me fale em gorduras!

^