30/07/2009

Orgulhe-se!

english mobile

Algumas pessoas comparam a própria vida com uma espécie de aventura – um misto de altos e baixos sempre acompanhados dos mais diversos desafios.
Para seguir em frente e alcançar o que se deseja é preciso jogo de cintura e controle emocional.
Quem já passou por situações difíceis, garante: a sensação de dever cumprido é indescritível.
E é exatamente nesse cenário de vitória que figura uma emoção muito conhecida dos seres humanos: o orgulho.
Às vezes, visto com maus olhos pelas pessoas (que constantemente o relacionam a personalidades fortes), ele também tem sua importância e, se administrado com cautela, desempenha muito bem o papel de bom-moço.
“É o orgulho quem nos preenche de contentamento quando realizamos algo significativo”, explica o professor universitário João Garção, do departamento de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).
A sensação é o reconhecimento do esforço e ser reconhecido é um passo importante para a felicidade.
Afinal, quem é que não gosta de receber elogios e ser recompensado por uma atitude bacana?
“Todos nós necessitamos de afeto e aprovação, por isso, nos faz bem sentir que alguém se orgulha da gente”, pondera o professor universitário Antônio Carlos Amador Pereira, que leciona Psicologia do Desenvolvimento na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).
A atuação mais importante do orgulho, no entanto, não diz respeito à opinião alheia.
Ao criarmos consciência da nossa habilidade de reação diante das adversidades, alimentamos um aliado importante: o amor-próprio.
É ele quem mantém nossa cabeça erguida e ajuda a mobilizar forças para não desistirmos e virarmos o jogo quando as coisas se complicam.
“Um pouco de orgulho facilita a formação de um conceito positivo de si mesmo”, completa Garção.
Está aí um estímulo que faz toda a diferença.
Quem se sente útil e capaz, graças aos êxitos das experiências passadas, não olha o futuro com tanto receio.
Pelo contrário, segue em direção a ele mais confiante e ambicioso por novas conquistas. E, assim, surgem outras oportunidades de aprendizado e superação.
Para não pecar pelo exagero, é importante olhar para dentro, se conhecer bem, mas sem perder de vista o papel, muitas vezes essencial, daqueles que nos cercam.
“Precisamos dosar com cuidado o interesse que disponibilizamos para nós mesmos e para as outras pessoas".

Práticas poderosas

Algumas atitudes nos ajudam a estabelecer uma relação saudável com o orgulho. Confira sugestões para praticar no dia a dia:

  • Tenha sempre em mente novos planos e objetivos. Dessa forma, você não corre o risco de se acomodar diante de uma vitória.
  • A gente só consegue transformar aquilo que conhece bem, por isso, não sufoque suas limitações nem tampouco feche os olhos para elas.
  • Diante do erro, nada de pessimismo ou sentimento de inferioridade. Demonstre atitude e você vai ver como as possibilidades de fazer melhor se abrem diante de você.
  • Preste atenção na trajetória e comemore as conquistas das pessoas que ama. Isso gera gratidão, felicidade e estimula uma corrente positiva.

Não se esqueça das pessoas que participaram, direta ou indiretamente, do seu sucesso.
Quando possível, estenda a mão e ajude-as a conquistar um sonho também.
O mundo dá muitas voltas e a gente nunca sabe quando vai precisar de apoio novamente.
Por isso, é bom manter as portas abertas.

Fonte de referência: Portal M de Mulher

Nenhum comentário:

^