18/12/2009

Entrevista com o doutor Pet

english mobile

Sua paixão por animais é tão grande que o zootecnista Alexandre Rossi ganhou um apelido especial: Dr. Pet. Para ele, nem é preciso se esforçar para melhorar a qualidade de vida dos bichinhos. Há 12 anos, criou a empresa Cão Cidadão, que oferece consultas sobre comportamento animal e adestramento. Além disso, Rossi espalha seu conhecimento em diversos cantos do Brasil, com cursos, palestras e workshops. A seguir, acompanhe um curioso bate-papo com o Dr. Pet.

Como e quando percebeu que trabalharia com adestramento de animais?
Dr. Pet
- Aos 6 anos de idade. Enquanto observava peixes no aquário, consegui ensiná-los a passar por argolas e a tocar pequenos sinos na hora de comer. A partir daí, comecei a treinar com coelhos, hamsters e com os bichos de estimação dos amigos. Anos depois, decidi cursar a faculdade de Zootecnia na Universidade de São Paulo (USP) e me especializei em comportamento animal.

Por que ter um animal de estimação?
Dr. Pet -
Ele traz tranquilidade e alegria à casa. A convivência em equilíbrio entre homens e animais resulta sempre em benefícios para as duas partes.

Qual a melhor alternativa: comprar ou adotar?
Dr. Pet -
Adotar é sempre uma boa ideia. Você pode salvar a vida de bichinhos que estavam soltos ou perdidos pelas ruas. A Cão Cidadão apoia projetos sociais que se empenham em ajudar animais carentes ou que contribuem para integrá- los à sociedade. Também indico a compra, neste caso, fica a critério do dono escolher a raça que combina mais com o seu estilo de vida - ou com o espaço disponível na sua casa.

Quais são os principais erros dos donos de pets?
Dr. Pet
- Falar "não" toda hora e dar broncas no momento errado. Dessa forma, o cão irá se acostumar a essa atitude e não respeitará mais o dono. Outro erro frequente é dar muita atenção ao animal quando ele está fazendo algo errado (muitas vezes, é só para chamar a atenção). Usar violência física como punição, porém, é um dos erros mais graves e levará o cão a desenvolver distúrbios comportamentais. Se você perceber que será necessário dar uma bronca ou alguma espécie de castigo, faça isso no momento em que o cão estiver aprontando. Depois do estrago, essa atitude perde todo o sentido.

Qual é a importância do adestramento?
Dr. Pet -
É importante integrar os comandos no convívio com o seu cão e exercitá-los ao longo do dia. Anote a dica: sempre que você fizer um carinho, peça para ele sentar, deitar e dar a pata, entre outros comandos. Se você reservar apenas 20 minutos do dia para praticar o adestramento, seu cão pode aprender a obedecer somente durante esse tempo. Daí, a importância de um processo contínuo.

Como evitar que o cão puxe roupas do varal ou até mesmo arranhe objetos e móveis?
Dr. Pet -
Essas atitudes são, geralmente, resultado da ansiedade que ele cria pelo retorno do dono. Para resolver, ou tentar amenizar esse problema, a dica é adotar uma postura diferente. Exemplo: quando sair de casa e ao retornar, não faça festa para o seu animal. Se ele latir quando você sair, não volte, senão ele entenderá que toda vez que fizer isso vai conseguir trazê-lo para perto. E quando chegar e encontrar a casa bagunçada, não dê bronca, neste caso,espere alguns minutos e, quando ele estiver calmo, tente mostrar o que ele fez de errado. Deixar o rádio ou a TV ligada também é uma boa alternativa para ajudar a conter a ansiedade dos cães. Outra dica é dar ao animal um objeto (roupa) com o seu cheiro, pois ele sentirá sua presença o dia todo e ficará menos ansioso.

O que fazer para evitar que o cãozinho pule nas pessoas?
Dr. Pet -
Os cães pulam nas pessoas para conseguir atenção - é a tática que usam. Nesse momento, dar broncas definitivamente não funciona, pois ele quer atenção e é isso que você está fazendo. O grande truque é não ligar para o animal. Se ele pular em você, simplesmente ignore. Só lhe dê atenção quando estiver com as quatro patas no chão. Aí sim, pode fazer carinho à vontade.

O que fazer para controlar o ciúme do cão em relação ao seu dono e também de outro animal que chegar à casa?
Dr. Pet -
É comum os cães sentirem ciúme. Muitas vezes, eles podem agir de maneira agressiva quando alguém se aproximar de você. A melhor atitude é mostrar que ele não é seu dono. É fundamental dar broncas quando ele manifestar esse tipo de comportamento. Mas se você optar por trazer outro bichinho para morar na sua casa, divida sua atenção com os dois. Não pare de fazer carinho em um deles quando o outro chegar. Saiba dividir, que tudo dará certo.

Como o cão percebe a hora que o dono chega em casa?
Dr. Pet -
O olfato e a audição canina são muito superiores a do ser humano. Acredite: da corrente de ar vinda do vão do elevador o cão pode sentir nosso cheiro, assim como é capaz de ouvir e reconhecer o motor do nosso carro na garagem. O cachorro também consegue associar pequenos acontecimentos do cotidiano para saber mais ou menos o momento do dia em que o proprietário chega. Por exemplo: ele pode relacionar o toque do sino de uma igreja à chegada do dono.

Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio



4 comentários:

silmara disse...

na real quero uma ajuda tenho minha poodle a thina e ela tem diabete á um mês o que ela pode comer alem da ração p diabeticos e ela esta tomando a insulina NPH 4 tracinhos por dia na hora do almoço mas a diabetes dela não abaixou ainda esta 276. por favor ajude-me

Lista Telefonica disse...

gostei muito!

Lista Telefonica disse...

gostei muito !!!

Sara disse...

muito obrigado por todas as informações que o Dr. deu. Eu estava muito interessado em saber sobre o Adestramento de Animais , eo médico falo de tudo.

^