12/11/2009

Procura-se um cão!

english mobile
Perdeu seu cãozinho de estimação?
Veja dicas de como encontrá-lo mais rapidamente.

PRIMEIRO PASSO: PROCURE PELAS REDONDEZAS

Logo que sentir a falta do animal, procure pelas ruas próximas de sua casa, mas com calma. Converse com vizinhos e pessoas que trabalham por ali (carteiro, jornaleiro, gari). Se possível, leve uma foto do animal para ajudar na identificação. Se em uma hora você não encontrar o pet, é hora de partir para uma divulgação mais ampla, que deve chegar até outros bairros - ele já pode estar muito longe de casa.

SEGUNDO PASSO: AVISE AS PESSOAS

Comunique o sumiço em locais com grande circulação, por exemplo, mercadinhos, padarias, igrejas, principalmente, em clínicas veterinárias e pet shops - a chance de ele ser encontrado e levado para esses locais é grande. Não se esqueça de procurar canis e abrigos, caso existam na sua cidade. Entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses é fundamental. Avisar a polícia local também pode ajudar.

TERCEIRO PASSO: CARTAZES

Visite os estabelecimentos da região e deixe um cartaz com os dados do animal (foto, nome, raça, sexo e algumas características específicas) e os seus contatos nesses locais. Anote o telefone de cada um e ligue sempre para ter notícias. Ofereça recompensa, mas não registre o valor no papel. Colar o cartaz em postes é uma alternativa, mas isso aumenta a poluição visual da cidade.

QUARTO PASSO: DIVULGAÇÃO NA MÍDIA

Muitas vezes, vale comunicar o desaparecimento em algumas emissoras de rádio ou até mesmo publicar anúncios no jornal. Quanto mais dados passar do animal, mais facilidade as pessoas terão para identificá-lo.

QUINTO PASSO: INTERNET

Há diversos sites especializados com listas de cães que sumiram ou foram encontrados. O www.cachorroperdido.com.br é um deles. Na página, é possível anunciar o desaparecimento ou informar se um animal foi encontrado. Outras opções, como ferramentas de relacionamento (Orkut, MSN, Facebook), também podem ajudar.

E SE EU ENCONTRAR UM ANIMAL?

A veterinária Luelyn Jockymann faz um alerta: não saia por aí pegando todos os animais que encontrar, pois eles podem estar perto de casa - ou apenas dando um passeio. Dessa forma, você pode afastálo dos donos e complicar ainda mais a situação. Antes de tomar qualquer atitude precipitada, portanto, é fundamental analisar o comportamento do animal. "Verifique se ele está tranquilo, apenas andando pelas ruas, ou se está mais assustado. Se tiver muito magrinho, não hesite e leve-o à clínica veterinária mais próxima".

Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio

Nenhum comentário:

^