05/11/2009

Gravidez na adolescência em foco

english mobile

Este continua sendo um dos problemas sociais mais recorrentes no mundo. No Brasil, em regiões mais humildes, 30% de todas as mulheres grávidas são adolescentes entre 14 e 19 anos. Para orientar sobre o tema, o ginecologista e chefe do setor de Ginecologia da Infância e Adolescência da Unifesp, José Maria Soares, dá dicas de como a menina pode falar sobre o assunto com o parceiro. Ele também ensina formas para os pais podem ajudarem os filhos na descoberta da sexualidade e na importância do uso de métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis.

Com quais pessoas o adolescente deve falar sobre sexo e contracepção?

José Maria Soares: É importante que ele converse com quem se sentir mais confortável, ou seja, uma pessoa de confiança. Mas os pais também precisam conversar com seus filhos. O tema "sexualidade" precisa ser introduzido nas conversas familiares desde a infância, para que quando chegar à adolescência, o jovem esteja mais consciente dos possíveis riscos de doenças sexualmente transmissível (DSTs) e sobre uma gravidez indesejada.

O que o adolescente deve saber antes de iniciar sua vida sexual?

Tanto o garoto quando a garota devem refletir se realmente estão com vontade ou se sofrem alguma pressão para que este início aconteça. A primeira relação sexual é um momento muito importante, porém muitas vezes ocorre quando ambos têm pouco preparo e muitas expectativas. Por ser um momento especial, deve ser muito bem pensado para que não se tenha arrependimentos e, principalmente, que no dia seguinte, ninguém se sinta culpado ou com medo das consequências.

O que o adolescente precisa fazer para ter uma relação sexual segura?

Primeiro deve conhecer e usar métodos contraceptivos, isso inclui a camisinha e a pílula anticoncepcional. É preciso que se tenha plena consciência dos riscos que envolvem uma relação sexual desprotegida, principalmente o de se pegar uma Doença Sexualmente Transmissível (DST) ou de ter uma gravidez não planejada.

Como os adolescentes podem conversar sobre prevenção com seus parceiros?

Este tema precisa fazer parte da conversa dos namorados ou mesmo dos "ficantes". Ao falar sobre isso, os jovens passam a entender como o outro pensa ou se comporta. Podem até fazer um pacto de que a relação só acontecerá se for com camisinha, que é a forma de prevenção mais correta.

Se a garota descobre que está grávida, quais são os primeiros cuidados que deve ter?

Em primeiro lugar, procurar um médico para fazer o acompanhamento do pré-natal. Se ele já é importante para as grávidas adultas, nas adolescentes muito mais, pois os riscos de se adquirir alguma doença típica das grávidas, como pré-eclampsia ou pressão arterial alta é muito maior.


Fonte: Revista Viva Saúde



Um comentário:

Lista Telefonica disse...

tema muito bom de se enfrentar

^