19/11/2009

Lazer: Você precisa!

english mobile
Lazer. Por que algumas pessoas se sentem culpadas quando estão desfrutando dele? Talvez, pelo fato de que, desde cedo, aprende-se a ser produtivo. Mas, de acordo com o sociólogo italiano Domenico De Masi, é no ócio que se consegue ser mais criativo, afinal, são nesses momentos de livre devaneio que pode-se pensar livremente. “Lazer é o tempo investido para além do trabalho, em atividades ligadas a entretenimento, prazer, convívio social, artes, esportes. Cada um imagina e desfruta deles de forma única e singular”, explica o psicanalista Leandro Alves Rodrigues dos Santos, doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).

Por essa razão, não dá para especificar o lazer ideal: cada um tem o seu. No entanto, é possível afirmar que ele é um dos oxigênios da vida, pois, além de relaxar, potencializa a produtividade. “Quando fazemos alguma atividade prazerosa, a musculatura diminui a tensão, a respiração se acalma, a frequência cardíaca normaliza. Enfim, o organismo funciona em todos os aspectos”, esclarece o personal trainning Marco Antônio Ferreira, da Academia da Praia do Rio de Janeiro.

Além disso, o que pode começar como lazer tem altas chances de se tornar uma nova profissão, como no caso da professora de ioga Zuleika de Oliveira. A prática da técnica indiana na infância conquistou sua atenção e, hoje, ensina o método para alunos. “Nos grupos posso ver o que o lazer traz para as pessoas. Elas se motivam para a cura, envelhecem de forma mais agradável, pois já foi provado cientificamente que as pessoas que aproveitam o dia ao máximo, conservam as faculdades mentais intactas até a idade avançada”, relata

FAZ MUITO BEM
Toda atividade física causa uma reação no organismo. Quando ela perdura por um período constante faz com que libere substâncias por todo o corpo. “Uma delas é a endorfina, que relaxa e dá prazer, despertando sensação de euforia e bem-estar”, explica o professor de educação física Denis Constantinov, pósgraduado em Psicologia Esportiva. Quando a atividade física e o lazer são associados, há melhora na memória, aumento da resistência, disposição física e mental, além de fortalecer o sistema imunológico, afastar o estresse, estimular a socialização, melhorar o humor, a auto-estima, a qualidade do sono e ajudar a prevenir doenças, como as do coração.

ROTINA DE LAZER
Gostar do trabalho é bom, mas transformálo em lazer pode não ser uma boa. Afinal, uma coisa não deve ter muita relação com a outra. Por mais que se goste da profissão, ela implica em obrigações, deveres, cobranças, horários, metas, disputas. Por outro lado é bom ter lazer no trabalho. Passar dez horas trabalhando sem nenhuma descontração é voltar no tempo alguns séculos. “O excesso de trabalho, sem momentos de folga ou descanso pode levar a pessoa ao estresse físico, mental e psicológico”, explica a psicóloga Heloisa Yoshida. “Disperse a mente, faça círculos com as mãos para um lado e outro. Sorria, lembre de uma piada ou de uma situação engraçada”, indica a terapeuta Sandra Bassie.

Fonte: Revista Vida Natural e Equilíbrio






Receba as novidades da Vida Natural sempre em primeira mão!






Nenhum comentário:

^