04/08/2009

Tudo sobre xampus

english mobile
Tire suas dúvidas sobre xampus, a seguir:

Tenho cabelo tingido e oleoso. Devo escolher um xampu para segurar a cor ou controlar a produção de sebo?
Escolha um que mantenha a coloração. "As formulações modernas limpam adequadamente o couro cabeludo e ajudam a reter o tom," aconselha Mauricio pupo, cosmetólogo (SP). Se ainda assim a oleosidade incomodar, Sandra Hugenneyer, dermatologista (SP), indica: "Use um xampu que combata esse efeito, mas só na raiz, sem massagear demais a cabeça".

É verdade que não é bom molhar a cabeça à noite?
Sim, pois o bulbo capilar precisa de 24 horas para ficar completamente seco. Segundo Michael rumbelsperger, terapeuta capilar do salão club capelli (rJ), lavar os fios e ir dormir podem tirar sua força e também causar caspa e queda. "E não adianta usar secador, pois o bulbo capilar se localiza na parte interna do fio e o jato de calor atinge apenas a camada externa."

Dizem que a linha infantil é menos agressiva. É mesmo?
Sim. Mas, em compensação, tem menor poder de limpeza e não é indicada para uso em adultos. Afinal, os produtos são elaborados para crianças, que têm o couro cabeludo diferente do nosso. "por isso, seu pH é mais alto que os xampus comuns, o que pode fazer que as cutículas se abram, deixando o cabelo com aspecto seco", explica carla Vidal, dermatologista (SP).

As opções 2 em 1 funcionam?
Verdade. De acordo com Michael rumbelsperger, elas são especialmente indicadas para quem tem cabelo fino ou virgem e que nunca recebeu nenhum tipo de química.

Cosméticos para os tingidos ressecam meus fios. Estou fazendo algo errado?
"Provavelmente o produto escolhido não é apropriado para você", diz Juliana Avi, gerente de produto da linha Frutics, de Garnier (SP). Além disso, peça orientação profissional e verifique se o problema não está sendo causado pela própria tintura, que, muitas vezes, pode ressecar e fragilizar as mechas.

Por que quando o cabelo é lavado no salão fica muito mais bonito?
Para Michael rumbelsperger, o segredo está na oxigenação do couro cabeludo. A fim de obter o mesmo efeito, faça assim: massageie a cabeça deslocando a pele, como se fosse soltá-la. "esse movimento estimula o crescimento do cabelo e dá mais vitalidade ao fio", explica. Bruna Bergemann complementa: "os cabeleireiros também usam sempre água morna ou fria e os dedos - e não as unhas - para espalhar o produto com suavidade. Além disso, o enxágue é muito bem realizado. o condicionador é aplicado apenas no comprimento e nas pontas, mecha por mecha, com movimentos suaves e repetitivos, até penetrar no fio".

Devo usar soluções sem sal?
Vários cabeleireiros recomendam o uso deste tipo de produto para quem acabou de passar por um processo químico, como escova progressiva. Bruna Bergemann, gerente de produto da marca elsève, de l'oréal, no entanto, alerta: "essa substância serve para dar consistência ao produto e não faz mal algum aos fios. Além disso, tecnicamente, todo xampu possui algum tipo de sódio. o mito do malefício surgiu porque marcas muito baratas, com fórmulas inferiores, colocam uma quantidade maior, para o líquido parecer mais grosso e consistente". Carla Vidal, dermatologista, complementa: "o importante é investir em qualidade, independentemente do produto conter ou não sal na fórmula" .

Vários produtos apresentam o pH na embalagem. O que significa isso?
Essas duas letrinhas indicam se uma solução é ácida, neutra ou alcalina, numa escala que vai de 0 a 14. o que isso tem a ver com seu cabelo? A camada de água e gordura, que reveste os fios, possui pH levemente ácido (entre 4,5 e 5,5). por isso, o xampu ideal deve ter índice semelhante, para garantir brilho e evitar o ressecamento. "Xampus com pH alcalino (entre 7 e 14) abrem as cutículas da fibra capilar, deixando-as sem vida", diz Sandra Hugenneyer. "por isso, o pH deve ser um dos fatores principais a ser considerado na hora de escolher um produto," conclui.

Existe um produto especial para quem pratica esportes?
"Pessoas que malham com frequência tendem a ficar com o couro cabeludo oleoso. Por isso, a indicação é usar um produto antioleosidade", explica Bruna Bergemann. Se fizer exercícios ao ar livre, uma boa ideia é investir no que contém filtro solar, frutas (cupuaçu, cacau) e óleos (abacate, germe de trigo), que hidratam e impedem a agressão solar. Além disso, procure os indicados para uso diário e evite os de limpeza profunda e os infantis, que têm pH muito altos.

Xampu a seco funciona mesmo?
Esse tipo de fórmula possui micropartículas que captam a oleosidade e os vestígios de sujeira, eliminado-os com a ajuda de uma escovação vigorosa, após a aplicação do spray. no entanto, ele faz uma limpeza superficial e, por isso, deve ser usado apenas em emergências.

É necessário reaplicar o cosmético, como recomendado na embalagem?
Sim, pois a primeira lavagem retira a poeira, a poluição e o sebo acumulados. A segunda aplicação finaliza a limpeza e trata. "A exceção fica por conta de quem lava os fios todos os dias. nesse caso, basta uma aplicação", diz cláudia Silva, cabeleireira do salão Tampopo (SP).

Lavar todo dia pode causar danos?
Não, desde que se use um xampu adequado ao seu tipo de fio. Além disso, evite água muito quente. o ideal é enxaguar com água fria ou morna.


As versões anticaspa provocam ressecamento? Nesse caso, devo fazer hidratação mais vezes?
A ideia de que esse tipo de produto desgasta o cabelo surgiu há tempos quando, de fato, ele desidratava e agredia os fios. Hoje, no entanto, esse problema não existe mais e já é possível encontrar produtos anticaspa específicos para cabelo seco ou ressecado. Assim, não é necessário (nem recomendado) hidratar os fios além do normal. "Máscaras capilares são formuladas à base de óleo mineral ou parafina, que podem contribuir para aumentar a caspa", diz Mauricio pupo. "Quando notar que a descamação melhorou, você pode alternar a aplicação com um xampu suave, de uso diário", completa o especialista.

É verdade que cabelo se "cansa" do xampu?
Correto. Após o uso prolongado de um determinado produto, os fios passam a não "responder" tão bem ao seu uso. "Uma das causas pode ser o acúmulo de silicones e emolientes na fibra capilar," diz Mauricio Pupo. Para acabar com o efeito, basta trocar de marca ou usar um antirresíduo.

Existe uma quantidade ideal para ser usada durante o banho?
Considere o comprimento do cabelo. Para os médios, coloque nas mãos em concha o suficiente para formar um círculo do tamanho de uma moeda de um real. esfregue uma mão na outra e só então passe na raiz.

Formulações anticloro funcionam?
Claro. elas selam os fios, deixando-os mais maleáveis e saudáveis. A recomendação para quem usa esse tipo de produto com frequência, no entanto, é fazer uma hidratação a cada 15 dias.

Qual é a frequência ideal de lavagem? Dia sim, dia não?
"Depende do seu tipo de cabelo e estilo de vida", diz a gerente de produto Juliana Avi. Quem tem cabelo muito oleoso e mora em locais poluídos ou faz academia com frequência, por exemplo, pode precisar lavar todos os dias. Já os ressecados, crespos, ondulados ou opacos necessitam de lavagens menos frequentes. "Isso evita a retirada da camada natural de gordura que protege o fio", diz Sandra Hugenneyer.

Costumo diluir a fórmula em um pouco de água. isso está correto?
Não. "Ao se adicionar água, ou qualquer outra substância, o equilíbrio da composição pode ser alterado profundamente, trazendo até prejuízos aos fios e ao couro cabeludo", diz Maurício Pupo.

Se eu usar uma formulação inadequada para mim, o que pode acontecer?
Sobrecarregar os fios com agentes que ele não precisa, deixando-o sem brilho. "isso se resolve facilmente: basta abandonar esse produto e escolher lavá-los com outro adequado", ensina Juliana Avi.

Fonte: Revista Corpo a Corpo

Nenhum comentário:

^